Acompanhe nossas dicas para melhorar sua saúde

Alimentação Saudável no Trabalho

Ter uma alimentação saudável no trabalho traz muitos benefícios para a produtividade e o bem-estar. Ainda assim, a rotina cada vez mais agitada deixa pouco tempo para uma dieta equilibrada e nos coloca frequentemente à espera de fast food.

O problema fica mais claro quando vemos que a pesquisa apresentada no Congresso Internacional sobre Obesidade 2024 apontou que, até 2044, quase metade dos adultos brasileiros terão obesidade (48%) e mais de 27%, sobrepeso. ¹

Para combater esse risco, é preciso rever a rotina e adotar hábitos mais saudáveis. Uma dieta não precisa ser sem graça, focada no emagrecimento e fazer com que a pessoa “passe vontade” o tempo todo.

O foco deve ser o equilíbrio, com uma alimentação mais nutritiva e exercícios físicos, mesmo que, de vez em quando, você coma aquele lanche com batatas fritas.

10 dicas para ter uma alimentação saudável no trabalho

1. Comece com um bom café da manhã

O conhecimento popular diz que o café da manhã é a refeição mais importante. E é bem por aí: fazer um desjejum reforçado garante mais energia para enfrentar o dia, idealmente após uma boa noite de sono. 

Além disso, evita chegar ao local de trabalho em jejum e ficar ansioso para comer algo ou simplesmente sem energia. É como dizem, “saco vazio não pára em pé”. 

Para o café da manhã, prefira pães integrais, frutas, aveia, queijo branco, iogurtes e uma quantidade modesta de café, mas sem exageros, ok? 

2. Planeje suas refeições e faça compras de acordo

Uma boa dica para ter uma alimentação saudável no trabalho e não precisar de saídas rápidas é planejar suas refeições. Separe um tempo no final de semana, por exemplo, e faça uma lista do que comerá durante a semana. 

Depois, vá ao mercado e compre o que precisa. Aproveite o momento para preparar as primeiras refeições antecipadamente para ganhar tempo e tranquilidade durante a semana. 

3. Faça pequenos lanches

Não existe melhor horário para se alimentar no trabalho, a fome que ditará o ato de comer ou não. Porém, o ideal é se alimentar em intervalos curtos, mesmo com pequenos snacks.

Se possível, tenha pequenos lanchinhos à mão para matar a fome. Isso evita longos períodos de estômago vazio, aumenta a sensação de saciedade e evita exageros quando finalmente fizer uma refeição. 

4. Inclua saladas e frutas na sua marmita

Aproveite a busca por uma alimentação mais saudável no local de trabalho para incluir saladas e frutas na sua dieta. 

Saladas frescas são ótimas, pois não precisam de cozimento e caem muito bem no clima tropical do Brasil. Você pode, por exemplo, levar um molho temperado à parte. Além disso, carnes magras podem acompanhar a salada e deixá-la ainda mais nutritiva. 

Para as frutas, a dica é levá-las picadas em pequenos potes. Além de ser mais fácil de transportar, também evita que você se esqueça de comê-las. 

5. Adquira uma boa bolsa térmica

Uma boa bolsa térmica faz maravilhas para sua dieta no trabalho. Além de facilitar o planejamento das refeições, mantém tudo bem condicionado durante o transporte. Investir nesse acessório é investir na sua saúde. 

6. Sementes e castanhas são ótimos snacks

Sementes, nozes e castanhas são ótimos para quem não consegue fazer muitas pausas e quer um lanche para saciar a fome. Você também pode incluir frutas secas, cuidado apenas para não exagerar no açúcar. 

7. Tenha um almoço leve e nutritivo

Aproveite ao máximo a sua hora de almoço. Faça uma pausa na correria, planeje uma refeição variada, leve e nutritiva. Além disso, uma sobremesa com frutas substitui doces e proporciona uma alimentação mais saudável. 

8. Não deixe de se hidratar

Beber bastante água é essencial para a saúde. Além de fortalecer a imunidade, também ajuda a controlar a saciedade. Se você não gosta de água pura, coloque frutas cítricas, como limão e laranja, para saborizar. 

9. Não desconte a fome na hora do jantar

Depois de um dia agitado fora de casa, é comum chegar à noite com uma fome voraz, ansioso para devorar qualquer coisa à frente. No entanto, comer demais à noite, especialmente alimentos gordurosos ou processados, pode ser prejudicial à saúde. 

Por isso, é recomendável optar por refeições mais leves nesse período. Saladas, sanduíches com ingredientes magros, omeletes, carnes grelhadas e caldos são alternativas excelentes. 

Esses pratos satisfazem a fome e fornecem energia de forma equilibrada e saudável para o seu corpo. 

10. Gosta de fast food? De vez em quando você pode!

Se gosta de fast food, não precisa tirá-los completamente do cardápio. O ideal é diminuir a frequência de consumo, mas você ainda pode aproveitar esse lanche esporadicamente.

Lanches fáceis: 7 ideias para levar ao trabalho

Preparar lanches fáceis é uma ótima estratégia para quem vive na correria e não consegue comer algo gostoso no trabalho. Além disso, é uma prática que acaba sendo mais vantajosa para o bolso, uma vez que você poderá economizar com alimentos prontos vendidos por aí.

Confira nossas opções: